BENEFÍCIOS DA ERVA-MATE
A erva-mate provém da planta Ilex paraguariensis, que se desenvolveu naturalmente no sul do Brasil, norte da Argentina e no leste do Paraguai. Ela pode ser usada para preparar diferentes bebidas, como: o chimarrão ou mate, o tererê e o chá de erva.
Rica em compostos de alto valor nutricional a erva-mate alimenta, revitaliza e traz benefícios para o metabolismo humano.
Estudos revelam, que na planta estão contidos alcaloides como a cafeína, a teofilina e a teobromina; ácidos fólico e cafeíco, flavonoides (quercetina, rutina e kaempferol), polifenóis, taninos, saponinas (ácido ursólico) – conferem o sabor amargo, minerais como fósforo, zinco, ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio) e vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, ácido pantotênico, A, B1, B2, C, E e beta-caroteno).
Para quem tem problemas de insônia recomenda-se o uso moderado do Mate, pois seu princípio ativo estimulante pode causar insônias se consumido em excesso ao longo do dia, ou durante a noite.
A erva-mate é considerada um alimento e oferece vários benefícios para a saúde de quem a consome, tais como:
Antioxidante, combatendo os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células;
Acelera o metabolismo, provocando uma maior queima de gordura e, se associado a uma dieta adequada e exercícios físicos pode levar a perda de peso.
Estímulo a atividade física e mental;
Combate a fadiga;
Proporciona sensação de saciedade;
Atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento do bulbo medular;
Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão;
É diurética e laxativa;
Ótima para pele;
Reguladora das funções cardíacas e respiratórias;
Atua na regeneração celular;
Anti-inflamatório;
Redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, prevenindo a aterosclerose. De acordo com uma pesquisa realizada na UFSC, o uso da erva-mate reduziu de 10-12% o colesterol ruim (LDL);
Prevenção de doenças crônicas, como o câncer de Cólon e doenças cardiovasculares.
Proteção das células hepáticas.
* Há estudos em andamento com a prevenção de diabetes;
Os cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que conduziram o estudo, focaram sua atenção no grupo de substâncias químicas que inclui a Cafeína e seus derivados, presentes também na Erva Mate. Tratadas em ambiente in-vitro, as células cancerosas “se auto-destróem, pois tem seu DNA danificado na presença da mistura preparada a partir do mate” afirma Elvira Mejia, professora de Química e Toxicologia Alimentar. “Acreditamos que há muita evidência de apoio ao consumo de erva mate pelos seus benefícios bioativos, especialmente se você tem razões para se preocupar com o câncer de cólon”, conclui a pesquisadora.